segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Unimed Rio é a operadora de saúde com mais reclamações, diz a ANS Unimed Rio lidera o ranking e outras quatro unidades do Sistema Unimed estão entre as 20 operadoras de grande porte mais reclamadas do Brasil.

São Paulo – Passando por problemas financeiros, a Unimed Rio é a operadora de plano de saúde de grande porte com maior índice de reclamações do país, segundo o ranking da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A Unimed Norte/Nordeste ficou em segundo lugar e mais duas unidades do sistema aparecem entre as 20 mais reclamadas no mês.
Os dados são referentes ao Índice Geral de Reclamações (IGR) do mês de setembro. O IGR é divulgado no site da ANS e mostra o número médio de reclamações para cada 10 mil clientes nos três meses anteriores.
Para calcular o índice, o número de reclamações dos últimos três meses é dividido pelo número de beneficiários do mesmo período e o resultado é multiplicado por 10 mil.
Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência de reclamações, evitando que as empresas com mais clientes fiquem sempre nas primeiras posições da lista apenas pelo maior número de beneficiários.
As principais reclamações contra a Unimed Rio no período foram relativas a autorizações prévias, franquia e co-participação; rede conveniada e prazos máximos para atendimento.
Outro lado
A Unimed-Rio diz, em nota, que tem diminuído “consideravelmente” o índice de reclamações. “Apesar de estar em primeiro lugar no ranking atual, em dezembro de 2015, por exemplo, o índice da operadora era de 38,07. Já este ano, foi registrado o índice de 14,85 em agosto, e 13,01 em setembro. No mês de agosto, a cooperativa havia conseguido passar para o segundo lugar, mas houve uma demanda maior e pontual em setembro nos atendimentos fora do estado do Rio de Janeiro; e isso fez com que as reclamações aumentassem. Esses atendimentos já estão regularizados”.
A Unimed-Rio também esclarece que está em processo de reequilíbrio financeiro, mas reforça que o atendimento ao cliente se mantém como a prioridade da cooperativa e não sofrerá impactos.
Já a Unimed do Brasil informa, por nota, que as operadoras do Sistema Unimed listadas no índice de reclamações apresentaram situações que já estão sendo trabalhadas para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos seus beneficiários, considerando as normas estabelecidas pela ANS.
Além disso, informa que o Sistema Unimed mantém uma operação sustentável, com 90% das operadoras avaliadas nas faixas mais altas do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2016), realizado pela ANS e que leva em consideração aspectos assistenciais, econômico-financeiros, de estrutura e operação e satisfação do beneficiário.
Fonte: Revista Exame.com

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